sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Gírias

falaê mulangada que lê o blog, hoje o assunto é polemico.
Assim como Deus criou todos nós, no mundo, ele achou sacanagem agente não poder nos comunicar uns com os outros, assim, ele nos deu o dom de falar, e a humanidade foi falando, evoluindo e criando o próprio dialeto, lingua, idioma.
Desde os primórdios dos tempos, há pessoas desocupadas, assim como eu e voces, que não tem nada para fazer o dia inteiro, é tediante, e como em todo momento tediante, surge uma ideia brilhante (rimas ok).
A ideia desses desocupados foi, ainda é, e sempre será, fuder de vez mudar algumas coisas no idioma. Essa foi uma breve história sobre o surgimento das gírias. Elas servem para nada distinguir grupos, ou seja, se eu sou mano, eu falo: E AI JOW, FIRMEZA BRÓDI? Só que, elas foram se popularizando tanto, passada de geração em geração, (meu vô fala supimpa, bacana, maneiro) que hoje voce fode o portugues fala sem perceber. Eai, Beleza? PRONTO, SEU FUDEDOR DA LINGUA, sairam girias da sua boca (ou voce as escreveu, tanto faz, usou-as). Vamos parar de enrrolação e exemplificarei-as aqui.
Os manos, pra quem não sabe, sãos os tios de camisetão e boné da NY provavelmente comprado num camelô que ouvem um refinado estilo musical (percebam a ironia) chamado Rap. Eles, se comunicam ou tentam mais o menos assim:
Truta: Parceiro, amigo.
Vacilão: Mané.
Rodou: Foi pego.
Loqui: Otário
Embaçado: Demorado, perigoso, chato.
Da hora: Legal.
 então, se voce algum dia ouvir a frase: Cara, sabe aquele seu truta? é vacilão, rodou da hora, foi fazer um trampo embaçado, maior Loqui. (oh, não entendi o que eu escrevi, mais voces façam o favor de entender, ha)

há também, os emos, (malditos, a cada 5 posts 6 eu falo deles) eles também tem suas girias:
O que dá para perceber é que os EMOS trocam a letra S pela letra X, veja alguns exemplos:
Pronomes demonstrativos> Exe/exa, ixo.
Pronomes de tratamento> voxê.
Pronomes possessivos> xua, xeu, noxo/ noxos ou noxoz.
Adjetivos> masterlindo ou maxterlindo, maravilindo.

-Eles também têm o costume de falar palavras no diminutivo como: fofo=fofinho, amor=amorzinho
-Escrever palavras de uma forma não convencional como:
*amiga=miguxa,
*beijo=bejux,
*Orkut=kuku,
*saudade=xaudade,
*fofo=fofis,
*porque=puske, 
*não=nhão,
*você=voxe,
*já=zaz,
*ah=nháaa.
- Escrever antes do nome palavras como: srta, srto, lady, etc...
- E deixar declarações para os amigos como “Eu emo vc” (Eu amo você) ou “Eu te dolo”(Eu te adoro).
há os paulistas cariocas gente do sul que eu não sei como chama, nordestinos e britanicos e gente de outro pais que tem suas girias e sotaques.
mas saiba que, falar legal ou não, não vai fazer voce uma pessoa legal (se voce for uma menina, vai te fazer muito mais legal, tenha certeza *-*)  vai te fazer uma pessoa que vai pela cabeça das outras (ou não) portanto todavia entretanto, uma dica é criar suas girias, e vai deixar a galera curiosa pra saber o que é uma palavra que no caso, só voce sabe. (não, não crie suas gírias, voce vai estar colaborando para o fudimento afundamento linguistico)
Para os viciados em internet que usam girias msnísticas, vai uma foto de uma coisa para voce pedir para seu papai ou sua mamãe te dar de natal, e se derem, pelo amor de Deus, não me adicione.
 
bom, tá ai galera, e como diria o Jackson Five, "o que não se pode deter, junte-se a eles."
se voce for inteligente logo sacará que eu quis dizer "como não se dá para acabar com as girias, vamos usá-las, e contradizendo o começo do post, vamos fuder o portugues. grato, @_pepee

2 comentários:

  1. AAAMEI OO POST MEEW *-----------------*

    ResponderExcluir
  2. AAPOSKDAPSODKASDOPSAK , dahora :*
    sóo prega leêr tudo essa fita ASDKKASDPASKO

    ResponderExcluir